30ª Recolha de Entrevista
Quota MS_00065 Europeana Sounds
Only with permission
Rights reserved - Free access
BI: Joaquim Manuel Ferreira Teles, conhecido por Quiné, nasceu no distrito de Aveiro (Ílhavo) no ano de 1963 e vive no mesmo distrito actualmente.
Percussionista/Baterista, mas também produtor, autor e formador, com cerca de 30 anos de actividade, com um percurso transversal, desde o jazz à Música Tradicional Portuguesa.
Actualmente, para além das mais diversas participações como freelancer, desenvolve o seu trabalho a solo DaCorDaMadeira e faz oficinas de Percussão, Lengalengas e Movimento, como alternativa pedagógica à aprendizagem rítmica convencional.
Nesta recolha reflecte, entre outros aspectos, sobre o ser músico, e nomeadamente percussionista em Portugal, em algumas das características técnicas e artísticas intrínsecas à prática musical que desempenha, no significado de tocar/apresentar-se além-fronteiras para alguns dos músicos e autores portugueses, na escassa solidariedade por parte dos músicos no seu país, na pouca eficácia dos organismos locais ou autónomos no que concerne à divulgação e apoio da cultura musical, nas diferenças entre a criação no centro/capital e nos espaços afastados desse centro/cidade. ou do que um músico com anos de experiência ainda pode procurar na actividade que desempenha.
© 2012 Quiné Teles à conversa com Soraia Simões, Perspectivas e Reflexões no Campo
Som, Pesquisa, Texto: Soraia Simões
Recolha efectuada em LARGO Residências