(n.1998, Aveiro) actriz e performer. Formada em Teatro, ramo de actores, na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Formada em Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE), distinguida dois anos consecutivos nos prémios ACE - Escola de Artes Montepio. Entre 2016 e 2018 desenvolveu vários projectos artísticos em Teatro de Rua e Performance no âmbito da programação do Porto. [ponto], com curadoria da criadora e programadora Paulina Almeida. Estreou-se na vertente de vídeoarte (2017 - 2019), com Plastic Organic e Water.sync realizados por Alêx Côte. Participou nas performances MOTH e MURA da Companhia Grotest Maru sediada em Berlim.
Autora e intérprete de Palermo (criação independente apresentada no Fringe Festival Edimburgo); ENTRE TANTO (como bolseira de criação 20 MINUTOS, Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto); Cardápio (projecto encomendado pelo programa Cultura em Expansão Aveiro) e SADO - Uma Cerimónia de Vida (peça seleccionada na Mostra Nacional de Jovens Criadores e integrada no AGITlab - residências artísticas, com participações no Hà Fest! - Amarante, Lamb - Land Art Moving Biennal e Festival dos Canais).
Co-autora, com a actriz Maria Romana, do podcast CineTónico, programa sobre filmes, com duas cinéfilas, convidados cinéfilos e… para cinéfilos.
Tem trabalhado com autores, artistas, pensadores, de diferentes áreas; destaca: António Júlio (encenador), Joana Providência (coreógrafa), Paulo Calatré (encenador), Margarida Branco (curadora e programadora), Álvaro Correia (encenador e actor), Peter Michael Dietz (coreógrafo), Yael Karavan (coreógrafa), Soraia Simões de Andrade (escritora e investigadora), Paulo Morais (historiador de arte e programador).
Colabora com o colectivo associação Mural Sonoro desde 2020.
—————@sado_marianasevilamatos/Contactos para trabalhos