46ª Recolha de Entrevista
Quota MS_00059 Europeana Sounds
BI: Aurélio Malva nasceu no ano de 1953.
Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa e Docente, foi um dos principais responsáveis pelo Grupo rock Manifesto nos anos 80 e um dos integrantes mais (re) conhecidos da Brigada Victor Jara.
Músico, Compositor e Autor de diversos temas no contexto da música popular 'de cariz tradicional', é também, além da voz, um tocador (também professor, especialmente de Gaita-de-Fole em Ançã, onde presentemente vive) como: Gaita de Foles , Bandolim ou Cavaquinho.
Nesta recolha de entrevista refere, entre outras ideias, sobre alguma da militância assumida pelas Brigadas num determinado tempo e espaços no país, das suas referências musicais (de José Afonso a José Mário Branco), da importância de Sérgio Mestre (que tocara com Adriano Correia de Oliveira ou Zeca Afonso) na Brigada Victor Jara, do campo de intervenção musical e de recolha da Brigada Victor Jara (no folclore português de um modo globalizante; do Minho, Trás-os-Montes ou Beira-Beixa a todas as ilhas dos Açores),de ‘música modal’, ‘tonal’, ‘cromática’, de ‘chulas’, da importância de Michel Giacometti ('as últimas grandes recolhas foram feitas por Giacometti. Desengane-se quem acha que não. O que falta agora, neste contexto, é isto: entendê-las ou interpretá-las', refere o músico no fim desta gravação), de Raízes e Utopias.
Os temas presentes nesta recolha de entrevista coloca-os em duas áreas: Raízes ('Oh Bento Airoso', 'Moda da Zamburra' e 'Arruada') e Utopias ('Caminhos' e 'Chula da Liberdade').
© 2013 Aurélio Malva à conversa com Soraia Simões, Perspectivas e Reflexões no Campo
Som, Pesquisa, Texto: Soraia Simões
recolha efectuada no Parque do Mondego em Coimbra
fotos de Susana Almeida